A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), em Cianorte/PR, está recebendo pássaros silvestres criados em residências, recolhidos pela Força Verde a partir de denúncias feitas pela população. Até agora já foram recolhidos um papagaio, quatro maritacas e duas coleirinhas, que foram tratadas e liberadas em uma reserva ecológica. Uma maritaca teve a asa amputada.
As outras aves serão encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Tijucas do Sul, que funciona através de parceria entre o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná.
Um dos pássaros recolhidos pela Semma teve a asa direita amputada. A bióloga Cristiane Marchini Roço, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio ambiente, disse que a ave caiu em uma residência e a moradora avisou a Semma. Ela estava ferida, provavelmente por pedradas, e teve a asa amputada para poder sobreviver. “Ainda está difícil a adaptação porque ela é uma maritaca selvagem”, explicou a bióloga.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão, a multa para quem for flagrado criando aves silvestres em cativeiro é de R$ 500. “Na última semana nós recebemos a denúncia de uma pessoa que estava criando três aves. A Força Verde fez o auto de flagrante e a multa foi de R$ 1.500”, informou.
Ainda de acordo com o secretário, as aves saem da floresta em busca de locais mais apropriados para os ninhos e acabam parando em residências. “Todo o desmatamento que anda acontecendo, além das queimadas, faz com que o habitat das aves seja reduzido. Quando elas saem da floresta, acabam sendo capturadas e presas em cativeiro. Nosso alerta é para que as pessoas não criem esses pássaros”, frisa.
As denúncias podem ser feitas à Semma pelo fone (44) 3631-6463 ou diretamente à Força Verde da Polícia Militar, no telefone (44) 3629-1350.
(Fonte: Jornal Tribuna de Cianorte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário