Uma série de reuniões que vão definir a criação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas, localizada nos municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste, começou a ser realizada no último dia 27 de julho. Segundo o coordenador do grupo de trabalho, Carlos Alberto De Giovanni, a primeira reunião na verdade aconteceu no início de julho, porém agora serão realizados de forma ordenada os encontros setoriais.
“Optamos por encontros setoriais, cada um ligado a uma das vertentes do conselho. O primeiro foi com os responsáveis pela proteção ambiental”, informou Giovanni. Nesta segunda-feira (27), estiveram reunidos representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), representantes da Polícia Militar e Militar Ambiental do Paraná (Força Verde), Corpo de Bombeiros, Exército e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Discutimos diretrizes de trabalho, lembrando a importância da participação de cada um dos órgãos”, ressaltou Giovanni, chefe da Rebio das Perobas.
O encontro foi realizado no Centro de Educação Ambiental de Cianorte. “Estamos sempre prontos para sediar e apoiar eventos ligados ao Meio Ambiente. Este local tem como finalidade oferecer o suporte necessário para estes trabalhos”, comentou o secretário do Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão.
O próximo encontro será em 7 de agosto, no Sindicato Rural Patronal de Tuneiras do Oeste. Serão convidados representantes de ONGs (organizações não-governamentais). Já o terceiro encontro acontecerá em Cianorte, novamente no Conselho Municipal do Meio Ambiente, dia 10, e terá como público alvo o setor público municipal. No dia 11 será a vez do setor produtivo rural e a reunião acontecerá em Tuneiras do Oeste. Nesta reunião serão indicados os membros de cada setor no conselho consultivo.
Haverá ainda reuniões com setor comunitário (dia 14), educacional (17), setor de saúde (18), de serviços (19), e o encerramento acontece no dia 20, com o encontro do setor de pesquisa, que envolverá as universidades sediadas em Cianorte.
“Pretendemos unir todos neste conselho que terá caráter consultivo, para acompanhar diretamente os trabalhos realizados na Reserva das Perobas. Os membros devem ainda exercer a função fiscalizadora, de forma transparente e tendo como parceiros a comunidade e demais segmentos. Unindo todos, com certeza teremos um bom resultado”, completou Giovanni.
(Fonte: Jornal Tribuna de Cianorte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário