urubu-rei (Video: Willian MenQ)
Aves raras são vistas na Reserva Biológica das Perobas, a maior floresta do noroeste paranaense, situada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte. Tais registros revelam a grande biodiversidade que a Rebio abriga, e sua grande importância para estas espécies.
Recentemente um exemplar do gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), espécie que está na lista vermelha das aves ameaçadas de extinção no Paraná e em diversos estados brasileiros, foi encontrado pelo acadêmico de ciências biológicas Willian Menq, que atualmente desenvolve uma pesquisa com as aves de rapina da reserva. Tal registro inédito para o noroeste paranaense revela o alto grau de biodiversidade da unidade. O gavião-pato é uma ave de rapina de médio porte (aproximadamente 56 cm) que se destaca pela sua plumagem preta e branca, penacho no topo da cabeça, olhos amarelados contornados por uma máscara preta. Apesar de ter sido visualizado apenas um exemplar de gavião-pato, é provavel que ocorra ao menos um casal na reserva, podendo este estar se reproduzindo na mesma. Acredita-se também na existência do gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) espécie tão rara e ameaçada quanto o gavião-pato.
Outro registro importante foi a presença do urubu-rei (Sarcoramphus papa) ave imponente, embora não esteja amaeçado de extinção no Paraná, ele é raro naturalmente e bastante sensível as alterações humanas, sendo encontrado apenas em ambientes preservados como é o caso da reserva. Tal registo foi realizado no dia 08 de agosto onde foi observado 4 indivíduos adultos dessa espécie voando junto a um bando de urubus-negros.Apesar do foco da pesquisa serem às "aves de rapina" (águias, falcões, gaviões e corujas) as outras aves também estão recebendo as atenções dos pesquisadores. Tucanos como Araçari-banana (Pteroglossus bailloni) e Araçari-poca (Selenidera maculirostris) espécies de distribuição bem restrita no país são observados com frequência na unidade. O Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) bélissimo pelo seu bélissimo topete vermelho, encontrada em matas e bosques, é visto também na rebio. A pesquisa com aves de rapina procedem até julho de 2010 espera-se encontar mais espécies de alto interesse biológico na rebio, ja que a mesma possui habitat e alimentação ideal para abrigar aves estritamente florestais que necessitam dessas florestas para sobreviverem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário