A campanha da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) “Trânsito. Respeito ou morte. Você escolhe o caminho” completou dois meses ontem. Dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) apontam que a iniciativa contribuiu para diminuir o número de acidentes na capital. Houve uma redução de 13% nas colisões (com e sem vítimas) em relação ao mesmo período do ano passado. A diminuição dos óbitos é ainda mais significativa: 77%. Entre junho e agosto de 2008 foram 18 mortes, índice que caiu para 4 em 2009. No total, 1.115 veículos foram notificados e 2.063 motoristas, autuados.
Especialistas apontam que para reduzir a mortalidade no trânsito é preciso unir campanhas educativas, ações de fiscalização e engenharia de tráfego, portanto a queda do número de acidentes na capital não pode ser atribuída exclusivamente à campanha. Mesmo assim, a iniciativa é considerada válida porque ajuda motoristas a debater o assunto e pensar nas suas infrações. “Essas iniciativas lembram aquilo que todos insistem em esquecer. Colocam em xeque o comportamento do condutor diante da legislação, dos pedestres e da sociedade em geral. Obrigam-no a refletir”, afirma a psicóloga Iara Thielen, coordenadora do Núcleo de Psicologia do Trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A pesquisadora argumenta que é preciso que as campanhas tenham caráter contínuo, porque a memória dos motoristas é fraca. “Estudos mostram que, por exemplo, quando o condutor vê um acidente, imediatamente reduz a velocidade e tem mais cuidado. Após um tempo, sente-se mais seguro e volta à imprudência.” Iara lembra também que a fiscalização é essencial porque há um grupo de infratores que só para com a punição. “A solução é trabalhar não só a educação para o trânsito, mas a cidadania e a educação para o espaço público.”
O advogado especialista em trânsito Marcelo Araújo argumenta que mudanças de comportamento podem levar gerações. Ele cita como exemplo o cigarro. “Antigamente havia um glamour ao fumar, hoje a sociedade reprime, mas levou muito tempo até que chegássemos a este patamar.” Por isso, ele reafirma a importância de se trabalhar a educação para o trânsito com as crianças. “Assim, no futuro, quando adultas, aprenderão a conduzir sem vícios.”
Para o presidente da Associação Brasileira de Educação Para o Trânsito (Abetrans), George Marques, quem dirige deve estar ciente de que está levando o que há de mais importante no mundo: a própria vida e a dos outros. “É uma questão de ética. Por isso, mudar a cultura da população é o único caminho para a paz entre os motoristas.” No entanto, ele afirma que o poder público também é responsável. “De que adianta fazer campanhas de prevenção se o poder público permite que as montadoras de veículos façam propagandas incitando a velocidade?”, questiona.
A campanha “Trânsito. Respeito ou morte. Você escolhe o caminho” está diariamente no jornal Gazeta do Povo, nas rádios 98 FM e Mundo Livre FM e na RPC TV – TV Paranaense. É realizada em parceira com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). (Fonte: Gazeta do Povo - http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/especialtransito/)
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