O jornalista e ambientalista Marcos Sá Corrêa proferiu palestra para mais de cem pessoas no Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, na noite de quarta-feira, 5. O evento contou com a presença do prefeito de Foz do Iguaçu Paulo Mac Donald, do superintendente da Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, do presidente da Fundação Cultural, Rogério Bonato, da organizadora do Salão do Livro, Sueli Brandão e do chefe do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Jorge Pegoraro.
Antes da palestra os participantes puderam a apreciar exposição fotográfica “Memória das Cataratas do Iguaçu” com imagens que remetem ao início da criação do Parque. Na platéia alguns pioneiros como Irineu Basso, Érica Welter e Franz Kollemberg, refletidos em algumas fotografias da época.
Na palestra o jornalista abordou a questão do conceito de criação de parque nacionais ainda do século 19 e a importância do Iguaçu, criado em 1939 para consolidação de outros parque nacionais.
Logo após a palestra os convidados receberam o livro “Meu Vizinho Parque Nacional do Iguaçu”, de autoria de Sá Corrêa que realizou uma sessão de autógrafos.
O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, promovido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e conta com o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria de Estado da Cultura. As atividades começam diariamente às 9h e encerram às 22h e vão até o dia 10. (Veja muito mais sobre o PNI em www.jorgepegoraro.blogspot.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário