"No dia 20 de março p.p., participei do evento comemorativo ao 3º ano de criação da Reserva Biológica das Perobas, que ocorreu no município de Tuneiras do Oeste, onde se localiza a sede da Rebio.
Além do chefe da Unidade de Conservação, Carlos De Giovanni, estiveram presentes o atual Superintendente do Ibama, José Álvaro Carneiro, o Assessor para Assuntos Comunitários da PUC, Francisco Carlos De Marchi e autoridades do município – prefeito e vereadores, representante da Força Verde/Polícia Militar e do Sindicato patronal rural daquela cidade. Mas, quem roubou mesmo a cena foram os estudantes que lotaram as dependências da Câmara Municipal. Participaram ativamente do evento que acabou tendo forte inclinação na educação ambiental.
Carlos De Giovanni apresentou o histórico da Rebio das Perobas e projetou o futuro com boas notícias, inclusive sobre o aporte que os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte receberão a título de ICMS ecológico, assim que ultimados os trabalhos de regularização fundiária, cujo processo está em curso, sendo que o edital para a compensação ambiental de áreas de reserva legal já estava pronto, aguardando tão somente o sinal positivo de Brasília para a sua publicação. Além disso, apresentou em detalhes a “Operação biXo” contra o tráfico de animais silvestres e corte ilegal de palmito no interior da Rebio.
Não me contive e usando da palavra fiz um relato sobre o processo de criação da Rebio que se deu juntamente com a criação de mais 4 Unidades de Conservação Federais no Paraná. Um momento ímpar e significativo da vida dos paranaenses. O dado mais interessante que registrei foi o processo de negociação que se estabeleceu entre o Ibama, MMA, Comissão de Técnicos proponente da criação das UCs e a Comissão de Membros representantes da comunidade de Tuneiras do Oeste e que possibilitou uma melhor delimitação da área da Rebio e evitou conflitos no campo administrativo e jurídico. A Rebio das Perobas foi algo “querido” por todos os interessados.
José Álvaro Carneiro, Superintendente do Ibama/PR., fez referência ao 3º Aniversário da Rebio e apresentou aos presentes o recém lançado Programa Integrado de Combate ao Desmatamento da Floresta com Araucárias no Paraná. Esse programa tem a missão de impedir o avanço do desmatamento ilegal dos últimos remanescentes daquele ecossistema seriamente ameaçado de extinção. Para tanto, contará com a participação integrada do IBAMA, IAP, Força Verde e Polícia Federal.
Após seguiu-se um almoço de confraternização em que um dos pratos servidos era a base de palmito (pupunha, é claro)."
Marino Elígio Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário