A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, Unidade Federal de Conservação da Natureza, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente), é privilegiada pelo apoio que recebe das administrações e comunidades dos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte. Atualmente, a Rebio ocupa instalações cedidas pelas prefeituras. Sua sede, em Tuneiras do Oeste, ocupa uma sala junto ao Departamento de Meio Ambiente e Turismo e, em Cianorte, distante aproximadamente 20 km dos limites da Unidade, uma base administrativa junto à Secretaria do Meio Ambiente facilita o acesso aos órgãos estaduais, como Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Promotoria Especial do Meio Ambiente.
Prefeito e Vereadores de Tuneiras do Oeste destinaram um imóvel do município, na BR-487 (estrada boiadeira), a 2 km do limite da Rebio, para construção das instalações da Defesa Civil Municipal e da sede da Reserva associada a um Centro Ambiental, contendo auditório, salas multimídia, laboratórios e alojamento para pesquisadores e servidores do ICMBio. Em Cianorte, o prefeito municipal autorizou a construção, com recursos do município, de uma base para atender a Rebio das Perobas, ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Há, ainda, projeto de construção de portal, posto de vigilância, residência funcional, receptivo para visitantes do programa de educação ambiental, previstos no Plano de Manejo, em elaboração.
Os projetos arquitetônicos, com memoriais descritivos, estão sendo desenvolvidos por profissionais e acadêmicos do ESTAU (Escritório de Arquitetura e Urbanismo) do Departamento de Arquitetura do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
O ESTAU já iniciou seus trabalhos, apresentando os projetos em tela (Veja matéria no Boletim da Rebio do mês de março e do futuro mês de julho). Os projetos serão gentilmente doados pelo CESUMAR ao ICMBio e aos municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário