No período de 31 de maio a 12 de junho o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade formará sua primeira turma de instrutores de brigadas de prevenção e combate a incêndios florestais. O curso acontecerá na ACADEBIO, em Iperó-SP e deverá contar com a participação de 30 servidores, que integrarão o quadro de instrutores do Instituto e poderão ministrar os cursos de formação de brigadas de incêndios florestais nas Unidades de Conservação em todo o Brasil.
Atualmente o ICMBio capacita 3.600 brigadistas por ano, que atuam na prevenção e combate aos incêndios florestais em Unidades de Conservação. Os novos instrutores serão qualificados para orientar o combate aos incêndios de forma ágil e correta, minimizando seus impactos negativos ao meio ambiente e utilizando métodos e técnicas de combate de forma uniforme e padronizada.
O ICMBio tem entre suas atribuições, a proteção das Unidades de Conservação Federais, e a prevenção e combate a incêndios florestais é um dos grandes desafios à efetividade desta proteção.
O curso - A capacitação aliará atividades práticas à teoria, partindo de um teste de aptidão física e habilidades no uso de ferramentas agrícolas, passando pela ecologia do fogo, noções de meteorologia, legislação aplicada ao fogo, demarcação de aceiros, queima controlada, sistema de detecção e monitoramento, combate noturno, terrestre e aéreo, que contará com o apoio de um avião Air Tractor 520 e um Helicóptero com a utilização de bambi-bucket, além de disciplinas como ética, fundamentos do ensino, didática, planejamento, técnicas e práticas de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário