(Goiânia, 17/06/2009) O IBAMA/GO em parceria com o Instituto Onça Pintada - IOP e o Earthwatch Institute - EW desenvolvem o Projeto Araguaia, que tem como objetivo principal promover a conservação do rio Araguaia das nascentes até a sua foz. Essas instituições realizarão ainda nos próximos dias mais uma campanha: a “Expedição Araguaia Vivo”, de 19 a 21 de junho. O percurso compreende desde as nascentes do rio Araguaia, localizadas na região do Parque Nacional das Emas (Mineiros-GO), passando pelo município de Baliza-GO, até São Miguel do Araguaia-GO, contando nesta etapa com o apoio do Governo de Goiás.
Foram convidados a participar desta expedição de cunho político: autoridades, gestores públicos e privados, empresários, comunicadores e ambientalistas. Todos formadores de opinião, com grande capacidade de interação com a sociedade, uma vez que para garantir o sucesso de um projeto desta envergadura há a necessidade de articulação e mobilização entre os atores sociais.
Por se tratar do terceiro maior rio do Brasil fora da Bacia Amazônica, o rio Araguaia ainda possibilita uma boa política de conservação. Portanto, essa união de esforços é do interesse de todos aqueles que de alguma forma terão benefícios com a preservação daquela biodiversidade. Além de legisladores e formadores de opinião, foram convidados também proprietários de imóveis rurais ao longo do rio, que possuem grande interesse no seu manejo e conservação.
Na sexta-feira (19/06) os participantes serão recepcionados na Fazenda Jacuba (Mineiros-GO) e farão uma visita às nascentes do rio e às propriedades rurais que aderiram ao PROLEGAL - Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente implementado pelo Ibama-GO.
No dia seguinte (20/06), os participantes visitarão a Área de Proteção Ambiental - APA do Encantado, a Fazenda Piratininga (município de São Miguel do Araguaia) e ao final do dia participarão da solenidade de inauguração da sede da APA Meandros do Rio Araguaia (ICMBio/RAN).
No último dia (21/06), haverá a visita a mais um trecho do rio com uma reunião de avaliação da expedição a bordo de um barco.
A particularidade desta expedição é que será realizada principalmente por via aérea, permitindo assim a melhor visualização de três diferentes ambientes ao longo do rio. Após a sistematização dos conhecimentos acerca dos ambientes observados, será possível delinear propostas de longo prazo, evoluindo para um projeto sustentável.
Já entre os dias 23 e 28/06 ocorrerá uma nova expedição de cunho científico, que irá percorrer das nascentes do rio Araguaia até Barra do Garças-MT, e será composta por técnicos e pesquisadores que levantarão informações sobre a fauna silvestre (principalmente onça-pintada, ariranha, boto-rosa, jacaré-açu e bagre piraíba), e sobre a situação de conservação das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) ao longo do rio. (Fonte: Ascom/Ibama-GO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário