Se ‘atrever’ na cozinha é algo que faço vez em quando! Não sei fazer arroz e feijão, confesso!, mas, gosto de ‘inventar’ alguns pratos com carnes, peixes, algumas saladas até. Funciona como uma terapia... entre cortar cebolas, alho e tomates, temperos, preparar os pratos, acompanhar assados, fritadas e cozidos, ordena-se ideias, estrutura-se planos e ações, pensa-se na Vida.
Este bacalhau, inventei tem pouco tempo. Saboroso e fácil de fazer, pode ser apreciado a qualquer época, em qualquer estação ou data. Recomendo a todos experimentarem!
Bom apetite!
Ingredientes
- 400 gramas de bacalhau;
- 3 dentes de alho;
- suco de 1 limão;
- 2 xícaras de chá de azeite de oliva extra virgem;
- 5 azeitonas pretas;
- 5 azeitonas verdes;
- 2 pimentas ‘biquinha’;
- 1 colher de chá de molho de pimentão;
- 1 colher de sopa de berinjela em conserva;
- 1½ colher de sopa de tomates secos em conserva;
- 3 colheres de chá de mostarda ‘Heinz’;
- 2 colheres de chá de Ketchup;
- 2 colheres de sopa de molho inglês;
- 1 lata de creme de leite.
Modo de Preparo
Bacalhau: lavar bastante em água corrente, retirando a pele, cortar em pedaços grandes (postas). Cobrir com água gelada, fazendo a troca da água gelada a cada duas horas por quatro vezes. Em uma panela com água, ferver as postas por cinco minutos. Escorra a água e deixe as postas esfriarem. Temperar com alho e suco de limão. Após meia hora, escorrer o suco de limão e acrescentar o azeite de oliva. Descansar por duas horas. Aquecer o azeite e fritar as postas.
Molho: picar em pedaços bem pequenos as azeitonas, pimenta, berinjela e tomates secos. Acrescentar a mostarda, Ketchup e molho inglês. Misturar bem. Acrescentar o creme de leite e misturar até homogeneizar.
Se desejar, acompanhe este prato, elaborado para duas pessoas, com um purê de batatas e/ou salada verde.
Um bom vinho branco seco gelado é acompanhamento fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário