Nos dias 9 e 10 de setembro de 2010, no auditório do Sindicato Patronal Rural de Tuneiras do Oeste, Paraná, foi realizada a Oficina de Diagnóstico Social Participativo da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas. Estiveram presentes na abertura vereadores, servidores da Rebio, representantes do ICMBio e do Ibama e o presidente do Sindicato Patronal dos Trabalhadores Sr. Mário Toscano Filho, que cedeu o local para a oficina e fez uso da palavra colocando as demais dependências do Sindicato a disposição dos presentes e, após, enalteceu o evento. Em seguida o Chefe da Rebio, Carlos Alberto De Giovanni, agradeceu a presença de todos e o apoio dos parceiros, destacando a importância da oficina no processo de construção do Plano de Manejo da Reserva. Na seqüência as analistas ambientais Carina Tostes Abreu e Carolina Fritzen representantes da Coordenação de Plano de Manejo, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deixaram sua mensagem e torcida pelo sucesso da oficina.
A Oficina, que teve como facilitador o analista ambiental Mauro Vieira Baldini, do Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência do IBAMA no Estado do Mato Grosso, contou com a participação de lideranças rurais, servidores públicos estaduais e municipais, vereadores e representantes da comunidade local, e apoio da Prefeitura Municipal de Tuneiras do Oeste, Departamentos de Assistência Social e de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cianorte, Ocadecto, Sindicato Patronal Rural de Tuneiras do Oeste e Emater local.
Após a apresentação individual dos participantes, foram definidos os objetivos, formas de trabalho, apresentações em plenária, construção de um ‘mapa falado’ da Rebio. Esta atividade demonstrou boa contextualização dos presentes sobre a realidade local, por terem apresentado uma quantidade expressiva de atores importantes e responsáveis pela condução social, política, econômica e ambiental local.
Divididos em grupos, os participantes realizaram um diagnóstico da situação local atual de cinco temas: História, educação, Cultura, Esporte, Lazer e eventos; Saúde, saneamento e lixo; Economia; Infra-estrutura; e Segurança e paisagem; levantando potencialidades e problemas desses temas, classificando-os por nível de importância.
“Organizar mais evento que fala sobre a importância da Reserva, que será o futuro da nossa geração tuneirense”; “Vejo a Rebio como uma potência para nosso município, com pessoas comprometidas na causa”; “Foi muito bom poder colaborar, assim a gente se sente atuante, pois de certa forma tivemos um grande compromisso, em poucas pessoas levar as necessidades de uma sociedade inteira”; “Com a localização da Reserva aqui, somos vistos, as atenções se viram pra Tuneiras do Oeste”; “É um privilégio poder participar de oficinas assim, pois podemos ter uma visão global do que nós precisamos, além de que saímos daqui com uma responsabilidade maior”. Essas foram algumas frases espontâneas dos participantes da Oficina, durante a avaliação final.
Após a avaliação final, a palavra ficou com o facilitador Mauro Baldini, que agradeceu pela oportunidade e contribuição dos presentes; também o chefe da Rebio ressaltou a importância do apoio dos participantes na gestão da Reserva e dos parceiros na realização do evento, agradecendo um a um e colocando-se ao inteiro dispor sempre que necessário para qualquer informação e esclarecimento. Na sequencia, o presidente do Sindicato Patronal proferiu suas palavras de elogio ao evento e colocou-se a disposição sempre que necessário para ocasiões dessa natureza. As analistas ambientais do ICMBio, Carolina Fritzen e Carina Tostes, deixaram suas mensagens de agradecimento pela participação e aprendizado com os presentes. Alguns participantes ainda utilizaram o momento elogiando a iniciativa e defendendo a criação da Rebio das Perobas como importante marco para a preservação da biodiversidade local.
A elaboração do Plano de Manejo da Rebio das Perobas, em curso, tem a coordenação do analista ambiental Antonio Guilherme Cândido da Silva, lotado na Rebio, e supervisão da analista ambiental Carina Tostes Abreu, da Coordenação de Plano de Manejo do ICMBio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário