"As fotos a seguir são da região de Urubici em Santa Catarina, onde fica o Parque Nacional (PN) de São Joaquim, conhecido nacionalmente por suas baixíssimas temperaturas no inverno (e no verão!). Chegamos em Urubici em uma quarta-feira já quase de madrugada, depois de muita chuva em todo o Paraná e SC, e na quinta (dia 12/12/08) fomos conhecer os belíssimos pontos turísticos da cidade e suas serras abismais (nos dois sentidos!).
Muito obrigado ao pessoal do ICMBio pela ajuda e orientação! Espero voltar o mais breve possível!
No PN de São Joaquim está o Cindacta II, no Morro da Igreja, ponto mais alto do sul do Brasil, com 1.800m. A visão do morro da Igreja e da famosa "Pedra Furada" (pelo vento) é algo raro, principalmente nessa época. Moradores nos disseram que a melhor hora pra se ver a pedra lá do alto do morro é entre às 11 e meio-dia..
Estivemos por lá e não conseguimos ver NADA, só um frio de menos de 10 graus e uma neblina tão forte que quase nos fez voltar. Da próxima vez vou montar campana!
Passamos pela Serra do Corvo Branco (que liga Urubici à cidade de Grão-Pará). A estrada é quase toda de terra e cascalho (exceto nas curvas mais perigosas, poucos metros) e estava mais perigosa ainda em razão das chuvas de fim de ano. Entretanto, é, definitivamente, um lugar pra se ver, só não olhem pra baixo!
Alguns pontos são de dificílimo acesso, principalmente se a estrada é de terra e a chuva cai, mas há outros pontos turísticos no lugar, como a Cascata do Avencal, Véu da Noiva, Inscrições Rupestres....
A 'dica' para quem vai a essa região talvez seja a de não se preocupar muito, ou nem vá! São abismos, serras, curvas que quase voltam em si mesmas, pedras rolando na estrada (seja de terra, ou de asfalto), buracos, abismos, abismos, abismos...
Tantos 'perigos' podem não ajudar.. mas não atrapalham em nada no passeio.. continua sendo belíssimo!
A Serra do Rio do Rastro (Serra do 12) também é muito bonita, uma pena não a termos visto completamente... uma neblina muito forte e alguns caminhões na pista (não contava com eles, realmente).
A placa mais significativa é uma nesta Serra onde podemos ler (e alguns, chorar): "Estamos há 18 dias sem mortes neste trecho. Nosso recorde é 28" (dezoito/vinte e oito).
Estive por lá fora da temporada e, mesmo assim, posso dizer que é O lugar que vale visitar, com um povo muito educado, hospitaleiro e que realmente te ajuda!
São mais de 500 fotos e vídeos.. simplesmente não há como registrar toda a beleza do lugar, muitas vezes é até uma injustiça tentar colocar isso em fotos ou vídeos, não vou dizer que vale a pena ir porque não é 'pena' nenhuma. Vale o passeio.
Mais uma vez muitíssimo obrigado ao pessoal do ICMBio que trabalha no PN de São Joaquim!"
Algumas fotos:
SERRA DO CORVO BRANCO (Urubici - Grão-Pará) Araucárias de mais de 400 anos
Alto do Morro da Igreja (Cindacta II)
Urubici - SC
Cascata Véu da Noiva
(Do Blog "Paraná, Brasil", de Thiago Gritzenco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário