sábado, 26 de novembro de 2011

Território CONSAD Entre-Rios

"Há vários anos, o Governo Federal vem incentivando a criação de instituições para fomentar o desenvolvimento integrado em várias regiões do país, com finalidade de apoiar em parceria com Estados e Municípios, empreendimentos com aporte de recursos públicos, visando implementar projetos de inclusão social sustentável, com: consórcios, cooperativas e territórios rurais ou da cidadania.
O MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e o MDA – Ministério do Desenvolvimento agrário, já liberam montante significativo em recursos financeiros para vários projetos importantes, nos municípios que estão integrados em Territórios. São sete Territórios em pleno funcionamento no Estado do Paraná: 03 territórios rurais e 04 da cidadania, agregando 136 municípios. Ao todo, já foram contemplados com mais de 50 milhões de reais nos últimos seis anos.
Surge nesse ano, nova motivação nas lideranças da região, no sentido de articular todos os meios possíveis para conseguir o reconhecimento dos órgãos competentes para a criação do CONSAD Entre – Rios. A SEAB, EMATER, AMERIOS, sindicalistas, autoridades e lideranças regionais, estão novamente empenhadas nesse ideal.
Nessa semana foi organizado o 2° Seminário Regional (dias 25 e 26), na cidade de Cianorte, objetivando elencar com a sociedade e autoridades: as demandas, as carências, as potencialidades regionais, direcionando os principais pontos de estrangulamento que precisamos obstruir para acelerar o desenvolvimento econômico e social nos municípios que integram os pólos de Cianorte e Umuarama.
Há oito anos, iniciou-se um movimento de lideranças envolvendo entidades representativas de classes da AMERIOS, com objetivo de constituir o nosso Território denominado de CONSAD Entre – Rios. Infelizmente, até hoje, continuamos no estágio de pré-território. É visível a impulsão de crescimento nas regiões que se organizaram e estão recebendo recursos financeiros a “fundo perdido” do Governo Federal para sanear suas economias, incentivando o setor produtivo local através de Territórios.
Entretanto, observamos aqui, nossos municípios desintegrados, mas continua na observância de crescimento reduzido e com maior sobrecarga de obrigações nos seus respectivos caixa financeiro.
Vivemos agora, um momento de nova luta e com sinais de conquistas! Outra luz de esperança se ascende com expectativa de que o reconhecimento do nosso Território possa acontecer ainda nesse ano. Vencido essa etapa, poderemos sonhar com mais recursos advindos dos Governos Federal e Estadual para ajudar no crescimento sustentável da região, em parceria com os municípios integrados para atender aos anseios da coletividade regional".
Cláudio Palozi – presidente do CORIPA e prefeito de S. Jorge do Patrocínio, Paraná

Nenhum comentário: