O Projeto aqua-Rio Represa Grande tem como objetivo realizar o diagnóstico ambiental do Rio Represa Grande, o qual tem uma área de drenagem que abrange os municípios lindeiros do Parque: Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. Durante o ano de 2009 foi realizada uma amostragem em cinco pontos do corpo principal deste rio, fora dos limites desta UC, onde foram coletadas amostras de água, para análises físicas e químicas, e de invertebrados, para avaliação biológica, e aplicada uma Avaliação Ecológica Rápida.
Parâmetros físicos e químicos analisados apresentaram-se dentro dos padrões de águas superficiais naturais, uma única exceção foi o pH baixo no primeiro ponto de amostragem.
Aplicação do índice para invertebrados aquáticos (BMWP) indicou que os locais amostrados apresentam evidências de efeitos moderados de poluição, bem como os resultados da Avaliação Ecológica Rápida, que indicaram que os locais amostrados fora dos limites da Unidade, como sendo “trechos impactados”.
Com base nos resultados e na paisagem observada durante as coletas, foi possível observar que este rio encontra-se mais impactado próximo às áreas urbanas. Nas áreas rurais, embora ainda a mata ciliar esteja escassa ou ausente em algumas poucas áreas, estas já se encontram cercadas para regeneração natural. Contudo, para a realização de um futuro plano de ação de educação ambiental, o público a ser envolvido deve ser os moradores do bairro onde se situam as nascentes ou parte do corpo do rio, e também algumas secretarias da Prefeitura dos municípios.
Para a continuidade do Projeto, bem como sua aplicação em outros rios do Parque Nacional do Iguaçu, será preciso dotação orçamentária, proposta à administração do ICMBio, Concessionárias do Parque e demais possíveis parceiros, das diver-sas esferas socioadministrativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário