domingo, 28 de outubro de 2012

Onda Ambiental N. 80

"Onda Ambiental" de 27 de outubro de 2012
Entrevista: Alexandre Cordeiro - Chefe da Floresta Nacional de Ipanema (ICMBio)
Visite o Brasil: Parque Nacional de Jericoacoara
O programa vai ao ar todos os sábados às 9H,
com horários alternativos às terças 5H e quintas 9H.

sábado, 20 de outubro de 2012

Os Italianos fazem??!!!

Vejam o que é dito no finalzinho deste vídeo..
Como neto de italianos, que também vieram a esta Pátria Amada para trabalhar, fazê-La Grande e que sofreram tudo que todas as Raças já sofreram neste País,
me senti ofendido!
Mas, imagino, neste meu Brasil Amado isso não deve ser racismo! Não é mesmo?!
Que pena...
Fica aqui, no Meu Ambiente, meu protesto, meu registro, minha indignação, com o que se está fazendo com todos os descendentes europeus que, também, sofrem, e sempre sofreram, discriminações e preconceitos aqui.
Afinal, este não é um País de Todos?!!

Onda Ambiental N. 79

"Onda Ambiental" de 20 de outubro de 2012
Entrevista: Marcelo Bresolin - Chefe do Parque Nacional do Superagui (ICMBio)
O programa vai ao ar todos os sábados às 9H,
com horários alternativos às terças 5H e quintas 9H.

O primeiro ambientalista


Nos tempos em que se fala sobre mudar os nossos hábitos de vida em busca da sustentabilidade, gostaria de falar sobre uma pessoa que mudou a vida de milhares, ao mostrar como é possível viver de forma sustentável e com respeito ao planeta em que vivemos e cujos recursos naturais não são inesgotáveis!
Nascido em 82, filho de um comerciante do setor têxtil, que graças a negócios bem sucedidos na França, conquistou riqueza e bem estar. Giovanni era um jovem popular e aproveitava muito bem sua posição social com festas e boemias. Como boa parte da juventude, gostava de andar com roupas da moda, de beber e de aventuras.
Porém, em determinado capítulo de sua vida, Giovanni mudou!
Em certo momento, passou a entender a sua relação com o meio que nos cerca. Entendeu o significado e a importância da água, dos animais, das plantas, do ar, da biodiversidade e de todo o Planeta em que vivemos.
Mais ainda, entendeu que a sustentabilidade não é uma questão de sobrevivência da Terra, mas uma questão de sobrevivência e salvação do homem nesta Terra.
Deixou então tudo o que tinha e passou a viver de forma austera e desapegada das coisas materiais. Passou a tratar o vento, a água, o ar, o sol, a lua, todos os elementos da natureza com sua fauna e sua flora, como irmãos.
Entregou-se ao silêncio e à meditação.
A família e os amigos ficaram preocupados com a sua mudança e chegaram a pensar que ele estivesse louco.
Diz o cantor que, “a arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal” e nesta loucura, Giovanni deixou seu lar e passou a viver de forma itinerante. E nesta caminhada encontrou outros loucos como ele, que passaram a segui-lo.
Revolucionário, Giovanni mudou o pensamento para sua época e ganhou o mundo!
Hoje os seus seguidores são incontáveis e chegam aos milhares, espalhados por 110 países do globo terrestre, levando suas ideias, princípios e virtudes, num modo de vida em harmonia com a natureza e com o meio ambiente que nos cerca.
Só por comparação, o Greenpeace uma das mais conhecidas organizações ambientais do mundo está presente em apenas 50 países, menos da metade do alcançado por Giovanni.
Neste mês de outubro comemora-se mundialmente um dia que foi criado em sua homenagem. Data que também celebra-se o dia dos animais e o dia da natureza.
Em sua nova vida combateu o ódio, a ofensa, a discórdia, a dúvida, o erro, o desespero, a tristeza e as trevas. Morreu aos 44 anos de idade cantando e em paz. Em sua luta por um mundo melhor pediu força para mudar o que pudesse ser mudado, resignação para aceitar o que não pode ser mudado e sabedoria para distinguir uma coisa da outra.
E então, alguns leitores agora se questionam:
Como pode alguém ter sido tão influente assim e eu nunca nem sequer ter ouvido falar de seu nome?
Pode ser que você o conheça pelo apelido italiano que seu pai teria lhe dado nos tempos em que viveram na França: “Francesco” ou “Francisco”, da cidade de Assis.
Pode ser que você já tenha chamado-o pelo nome que o mundo inteiro o conhece “São Francisco de Assis”, primeiro ambientalista do mundo, nascido em 1182 e que há séculos deixou uma mensagem de esperança para todos nós, que dia após dia, lutamos para mudar o pensamento das pessoas a respeito do amor à natureza:
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
Erick Caldas Xavier
Secretário Executivo do CORIPA, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de S. J. do Patrocínio, Conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Vice-presidente do CRBio 07.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Onda Ambiental N. 78

"Onda Ambiental" de 13 de outubro de 2012
Entrevista: Cleane Marques, Bernardo Almeida (Nexcus) e Alexandre Cordeiro (ICMBio)
Ciclo de Formação em Gestão para Resultados
O programa vai ao ar todos os sábados às 9H,
com horários alternativos às terças 5H e quintas 9H.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sabedoria

o o o o o o o o o o o o o o o o
b
b
b
b
b
O O O O O O O O O O O O

Onda Ambiental N. 77

"Onda Ambiental" de 6 de outubro de 2012
Entrevista: João Arnaldo Novaes - Diretor Disat/ICMBio
O programa vai ao ar todos os sábados às 9H,
com horários alternativos às terças 5H e quintas 9H.

ICMBio em Foco

domingo, 7 de outubro de 2012

Parabéns!

Parabéns prefeitos eleitos!
Parabéns Luiz Krauss, o Luizinho, prefeito eleito de Tuneiras do Oeste.
Parabéns Claudemir, o Bongiorno, prefeito eleito de Cianorte.
Obrigado por concederem entrevistas ao nosso programa de rádio "Onda Ambiental"; obrigado por terem empenhado apoio no que a Reserva tem de projeto, de ação ética, proba e democrática para realizar com a comunidade desses municípios.
Boa, vitoriosa e bem sucedida gestão à vocês!
Trabalharemos com Verdade, Exercendo Cidadania sem mentiras, sem segundas intenções e, muito menos, utilizando nossos cargos para pressionar, amedrontar, amealhar (a não ser se for para a comunidade e não em proveito próprio!) quimeras, e apenas e tão somente, para que nossa comunidade seja mais integrada, mais informada, mais feliz.
Não somos de denunciar sem argumentação legal, apenas para tumultuar, com escusas intenções! Somos de trabalhar, de maneira ética, participativa, legal, verdadeira e solidária.
Deus sabe o que Faz... o Sol continuará cuidando, cidadã e verdadeiramente, de nossas gestões!
Parabéns, Prefeitos!